sábado, 16 de maio de 2009

Parabéns Enciclopédia!


Hoje, dia 16/05, Nilton Santos, a Enciclopédia do futebol, completa 84 anos.

Nilton tinha habilidade, controle de bola, categoria e segurança, que o transformaram no maior lateral-esquerdo da história do futebol mundial.

No Botafogo, único clube que teve a honra de vê-lo vestindo sua camisa, jogou 17 anos em 716 jogos e foi campeão carioca quatro vezes (1948, 1957, 1961 e 1962) e conquistou dois Torneios Rio-São Paulo (1962 e 1964), além de torneios internacionais.

Na Seleção, disputou 75 jogos oficiais e dez não-oficiais e marcou três gols, conquistando duas Copas do Mundo, 58 e 62.

Nilton Santos foi escolhido para a Seleção de todos os tempos da Fifa. Além dessa honra, Nilton foi capaz de mudar a opinião de vários treinadores do futebol mundial com suas arrancadas em campo.

Seu amigo Armando Nogueira criou um poema e várias crônicas sobre o eterno ídolo alvinegro. O poema criado por ele foi:

"Tu, em campo,
parecia tantos,
E, no entanto,
que encanto!
Eras um só;
Nílton Santos."

Uma de suas crônicas foi:
"Era um amistoso na cidade do México: Botafogo x River Plate. Garrincha estava estraçalhando o beque Vairo. Nestor Rossi, o maestro da seleção argentina, chamou o lateral do River e aconselhou:
-Quer melhorar teu futebol? Então faz o seguinte: "aquele ali é o Nilton Santos, beque esquerdo como você. Vai lá perto, disfarça e passa a mão na perna dele, só isso. Passa a mão que naqueles pés está o futebol de todos os beques do mundo".
Pés que jamais deram um bico na bola; reflexos que jamais foram traídos pelos efeitos de uma bola; atleta de equilíbrio assombroso, que jamais caiu no campo, a não ser quando derrubado.
Nílton Santos, craque extraordinário que encarnou a prefiguração de toda a evolução tática do futebol moderno. Craque que viveu no campo duas faces de uma equipe, porque sendo zagueiro sempre teve alma e audácia de atacante. Nasceu com o talento de fazer gols e acabou glorificado pela arte de evitá-los."

Atualmente, Nilton Santos sofre da doença Mal de Alzheimer e foi visitado pela equipe do site Globoesporte.com, que gravou esse vídeo:


O maior lateral que o futebol já viu. O maior ídolo que esse clube já teve. O maior exemplo do que é ser botafoguense.



Diego Mello

Nenhum comentário: